domingo, junho 04, 2006

Portugal!

Tou a ver o jornal da tarde da RTP e a reportagem sobre a seleção/Mundial e quando vejo a alegria dos imigrantes so por ver a seleção, se calhar qdo estava em Portugal, ria-me e criticava, mas qdo estamos noutro país uma das únicas ligações a Portugal é o futebol, pq de resto ninguém mais conhece Portugal sem ser o Algarve e o Sol!

Por isso, qdo vejo as imagens da alegria das pessoas sinto-me emocionado e compreendo o pq de tanta festa e tanto sacrificio q alguns fazem pa percorrem centenas de quilometros pa poderem ver o autocarro da seleção! Se calhar, eu faria o mesmo! Vi tb um q tinha pintado o carro com a bandeira de Portugal, por dentro e por fora, axo q so faltou o motor... é uma forma dessas pessoas se sentirem ligadas ao país e qdo as saudades apertam, acreditem q isso é importante!! Acaba por ser a única ligação...
EU, q nunca tive um cachecol, camisola ou nada semelhante da seleção, nem quis ter e até apontava o dedo ironicamente, agora tenho uma bandeira no meu quarto na parede, tenho o cachecol e a camisola!
Simbolismo? Nenhum... É um simplesmente um elo a Portugal.
E para quem tá num país altamente nacionalista onde so vejo camisolas, bandeiras, bonés em cada supermercado, em cada esquina, ficamos c o dor de cotovelo e pensamos e eu? Pq e q tb n tenho orgulho no meu país?

Mas... e citando um rokito, aqui fica uma opinião pa complementar a minha opinião!!
Eu diria melhor, mas desta vez o rapaz teve bem!!;)

Em baixo podem ver um post do blog do Rok (ele n deu autorização, mas de certeza que n se importa pq tou a publicitar o blog do bixo!!)

http://enxovalhado.blogspot.com/2006/05/reflexo-patritica.html

Concordo 100% com o q ele diz, essencialmente é para comparar dois pontos de vista em que os autores diferem na localização espacial...

6 comentários:

Anónimo disse...

Não posso dizer que discordo mas tb não concordo a 100% (talvez 99%). Se calhar há que pensar que para muita boa gente (imigrantes ou não) ver a selecção nacional (ou mesmo selecções nacionais e não só de futebol) a jogar representa um momento de esperança, alegria e orgulho num país politicamente, economicamente, ambientalmente e educacionalmente (só para citar alguns) desastrado. Todos nós já prejudicamos o país nem que seja qd não pedimos recibo ao abastecermos o carro ou qd pegamos no mesmo para fazer apenas 500 metros e emitir não sei quantos Kgs de CO2 e contribuir para a gigantesca multa que Portugal vai pagar por não cumprir os valores de emissão de CO2 assinado no protocolo de Quioto.Quem somos nós para criticar ou mesmo negar a essas pessoas estes momentos de alegria e orgulho? Deixemos as teimosias e as diferenças de lado e vamos apoiar a selecção no Mundial.
Viva as Selecções e viva Portugal.
Abraço para os Tugas de alma e coração :p

Rockabilly disse...

No dia em que me tornar oficialmente um escritor de blogs lembra-me de te convidar para meu empresário...Sim senhor, publicidade desta não se arranja todos os dias!Quanto ao resto acho que fazes bem em te expressares dessa forma pq é o que realmente sentes, da tua parte sei que não corres o risco de te tornares um "patrioteiro de meia tigela" como muitos que andam por estes lados!!!E convenhamos...em Inglaterra um portuga é sempre visto como um macho latino charmoso,até te dá jeito diz lá... :)

Rockabilly disse...

Esqueci-me de dizer que tb vi o carro desse tipo todo pintado...o que eu me ri com a pancada do tipo!!!As próximas obras que fizer cá em casa peço ao gajo para me pintar as paredes!

Nelson Peralta disse...

Eu também tenho orgulho na minha mátria, a Humanidade.

Orgulho na "bandeira da seleção"? Atenta na história do Salomon Kalou (Chelsea) e os motivos porque não está no Mundial...

disse...

pois é lindo nem como "emigrante" eu me levo por esses caminhos, ver os jogos na companhia de um bom grupo de portugueses... isso sim é um must! A bandeira e o cachecol ficam para os outros... semi-proibi a minha colega de casa de por uma bandeira, que o meu pai mandou para ela por correio, na varanda...

Anónimo disse...

2 jogos e já nos oitavos de final, somos os maiores. Não akredito k haja algum Português k não tenha ficado minimamente alegre com akele super golo do Deco (sim ... o LUSO-BRASILEIRO).
Viva os Tugas (futuros campeões mundiais de Futebol) :p