segunda-feira, junho 12, 2006

Bandeira Portuguesa

Ontem orgulhosamente ostentava a minha bandeira e perguntaram-me qual o significado dela...

Infelizmente não soube explicar todos os detalhes...
Aqui fica o significado dos símbolos e cores como que uma repreensão para a minha ignorância!

Significado dos símbolos e cores:

  • As 5 quinas simbolizam os 5 reis mouros que D. Afonso Henriques venceu na batalha de Ourique.

  • Os pontos dentro das quinas representam as 5 chagas de Cristo. Diz-se que na batalha de Ourique, Jesus Cristo crucificado apareceu a D. Afonso Henriques, e disse: "Com este sinal, vencerás!". Contando as chagas e duplicando as chagas da quina do meio perfaz-se a soma de 30, representando os 30 dinheiros que Judas recebeu por ter traído Cristo.

  • Os 7 castelos simbolizam as localidades fortificadas que D. Afonso Henriques conquistou aos Mouros.

  • A esfera armilar simboliza o mundo que os navegadores portugueses descobriram nos séculos XV e XVI e os povos com quem trocaram ideias e comércio.

  • O verde simboliza a esperança.

  • O vermelho simboliza a coragem e o sangue dos Portugueses mortos em combate.

Autores da Bandeira Republicana: Columbano, João Chagas, Abel Botelho.

2 comentários:

Anónimo disse...

nem imaginas o jeitaço que esta definição me vai dar... é que ha uns tempos atrás aconteceu-me o mesmo.. quando amigos ingleses passeavam pelas ruas de Aveiro e ficaram pasmados com o numero de bandeiras às janelas (e me perguntaram o significado de cada simbolo)... e ainda mais quando perceberam qu o motivo era futebol e não um qualquer dia especial para Portugal... enfim, senti-me mesmo ignorante e fiquei de procurar a resposta.. já procurei na net mas encontrei tantas versões diferentes (relativamente aos castelos, escudos e pontos)que ainda fiquei mais confusa.. com a tua permissão (claro) vou adoptar a explicação que deste :-D Já agora podias explicar em inglês não... é só uma sugestão :-P
jinhos

disse...

nao te esqueças de ver também o hino (completo) saber o autor e o títuto :p besitos