quarta-feira, abril 19, 2006

Viagem à Escócia!

Ora cá tou eu com as prometidas fotografias da minha viagem à Escócia, mais propriamente a Edinburgo e às Highlands ou traduzindo à letra, as Terras altas, ou seja o norte da Escócia! eheh
Como alguns de vós sabeis, se tendes acompanhado os posts anteriormente postados, fui ter com a Cátia, Christian e a Raquel a Edinburgo para começarmos o nosso periplo pelas estradas escocesas tendo como acampamento base, a casa da cátia q generosamente ofereceu tecto pos caminhantes poderem passar a noite!eheh Devo referir também que os intervenientes nas fotografias generosamente ofereceram/foram obrigados os seus direitos de autor à minha pessoa para poder colocar aqui as fotos!:D

Tudo começou no stand de aluguer de carros, após as devidas assinaturas e pagamentos la nos deram a chave de um maquinão: Volkswagen Polo dos novos, em baixo na foto. Estes carritos novos fartam-se de andar nas autoestradas, mas qdo toca a subir n tem força nenhuma e bebem mta gasosa.
E uma experiencia engraçada conduzir do lado oposto, tudo está ao contrário e é necessário uma ligeira liçao pa ver onde param os utencilios!! :) Como tudo está ao contrário torna-se simples conduzir tb à esquerda. É claro q tive algumas passagens pa faixa da direita, mas foi sempre em estradas secundarissimas s por em risco os outros passageiros embora eles fossem agarradinhos ao banco com mt medinho!! eheh

Lá começamos o nosso periplo todos felizes e contentes a cantar dentro do carro que nem uns rapazes piquenos...

A primeira paragem foi num parque perto da estrada pa vermos a paisagem... lagos, escocia e so lagos ou Loch em escoces, com as montanhas por tras...
Continuamos de popo no sentido norte-oeste.

Foto pa verem o panorama do lado oposto

De repente, deparamo-nos com esta paisagem mágica...
Um vale com os topos da montanhas com neve, sol e as nuvens a beijar os topos das montanhas... Bem, fiquei maravilhado! Na minha opinião é algo de mágico...

Lugar Mágico

Após uma breve paragem para retemperar energias, seguimos viagem, mas n resistimos e tivemos q parar para podermos contemplar a paisagem...

O objectivo do primeiro dia era fazer uma caminhada num local perto de Glencoe path (espero n me tar a enganar).
Após alguns enganos, mas por poucos metros (eheh) la chegamos ao nosso ponto de partida da caminhada...

Por trás deles está a caminhada q fizemos, aquele pequeno vale entre as montanhas.

Fomos sempre ao lado de uma cascata com água estremamente cristalina do degelo da neve, água mais pura, acho que é dificil, simplesmente transparente e fresquinha.

Ao olharmos tinhamos esta paisagem linda... Um vale enorme rodeado de montanhas c neve... LINDO!
Após 1 hora de subidas c algumas peripecias pelo meio chegamos ao destino final, esta deslumbrante paisagem...

É mais um vale escavado pela água do degelo, nota-se perfeitamente na foto, o sulco cavado pela água. É uma sensação formidavel subir o monte e no fim sem estarmos à espera de nada, subitamente aparece esta imagem...

Como ainda era cedo qdo acabamos a caminhada fomos fazer o check-in na Pousada fomos até à cidadezita mais próxima que se chamava Fort William

Pousada de Glen Nevis



Fort William

Fomos pa Pousada fazer o jantar e planeamos o que iriamos fazer no dia seguinte.
Eu e o Christian ficamos num quarto com mais pessoas e as meninas ficaram num quarto à parte.
A pousada ficava mm ao lado de um rio e como a janela ficou aberta adormeci com o burburinho da água a correr nas rochas... hum... tão bom... é claro q tb ouvia alguns roncos, mas pronto, nada é perfeito... :)



Estas 3 fotos foram tiradas da janela do meu quarto, imaginem acordar, espreitar pela janela e ver esta paisagem... torna logo o dia mais risonho! :)

O plano do dia era subir este 'pequeno monte' pa vermos um lago, o segundo plano mais arrojado era subir o monte ao lado, Ben Nevis (1340m) o mais alto do Reino Unido.


A subida começou logo a sério e bastante puxada, tinhamos 4 horas pela frente... Cascatas e mais cascatas...
Pausa pa foto da praxe

Nesta altura ainda n sabiamos se ficavamos so pelo lago ou se seguiamos po Ben Nevis, entretanto já transpiravamos por todos os lados... eheh

Percurso que fizemos já no Ben Nevis

Como ainda n estavamos cansados la nos decidimos por continuar a subir, passamos pelo primeiro objectivo, o lago e seguimos a todo o vapor pa montanha mais alta!! :)
A todo o vapor literalmente pq apesar de n termos equipamento adequado passavamos por todas as pessoas q tinham o equipamento completo!! eheh

O lago...
O nevoeiro por estas paragens é mt traiçoeiro, aparece tão repentinamente que nem damos conta! Pa tirar esta foto foi preciso mta sorte pa n apanhar nevoeiro.

O caminho em zigue-zague que já tinhamos feito. Não sei se dá pa repararem, mas havia centenas de pessoas a fazer a caminhada. Em certas alturas do percurso iamos em fila indiana! eheh

Pormenor do caminho, cada vez com mais neve, pedras e água
Nós continuavamos a subir até onde pudessemos... de vez em qdo perguntava-nos. Paramos ou continuamos? E la continuavamos...

Já perto do topo o caminho era só neve, o nevoeiro cerradissimo e as condiçoes pioravam à medida q subiamos por isso finalmente decidimos descer... A descida na neve foi mais divertida pq iamos a fazer uma especie de ski adaptado. A catia e o christian faziam sku com os casacos compridos no cu, como o meu casaco era curto fiz uma especie de ski com as botas de lado q tb resultou mt bem! Enquanto nos iamos por ali abaixo a divertir-nos que nem umas crianças, o pessoal que vinha a subir vinha sério, compenetrado como se fosse a coisa mais importante da vida deles... eheh

Para mim a parte pior foi a descida dp da neve... A descida é tao ingrime e tão longa que ja estava xeio de dores nos pes, musculos em todo o lado... Mas vinhamos c um sorriso cansado (4h sem parar) mas felizes!

Comemos qq coisa e voltamos para Edinburgo por uma estrada junto à costa, com montes de lagos, montanhas... Uma excelente despedida na entrada da civilização outra vez.

No dia seguinte, Domingo, passeamos por Edinburgo, fomos ao Castelo, uma hora na fila pa comprar o bilhete e axo q n valeu a pena, esperava um pouco mais. Tem exposiçoes sobre historia da escocia, fiquei com a sensaçao que quem n sabe nada de historia tb n e ali q vai ficar a conhecer...Esperava tb que houvesse mais sobre a realeza e o modo como viviam, mas tb n havia nada... Valeu pelas fotografias!! :)

Princes Street

Museu e estação de comboios. Linda não é? É um dos locais que mais gosto em Edinburgo



Ao fundo, soube hj e uma frustação dos Edinburgueses. O que resta do 'templo de Diana' foi uma obra que nunca foi acabada pq iria custar mt dinheiro. Há uns anos valentes atrás queriam construir um santuario a lembrar os templos Romanos, mas o guito acabou-se e ficou-se so por umas colunas a fazer meio quadrado. A Torre à direita é o monumento ao Almirante Nelson por ter ganho a batalha de Trafalgar.


Felizes e contentes como sol nos olhos!!


O verdadeiro! O tocar a gaita xeio da pica!! :)

O relógio do Milénio!
Este relógio é uma gerigonça mt elaborada e cada vez que toca tudo mexe. Tem milhares de engenhocas que giram, tocam, fazem barulho, uma confusão completa mas muito giro.
Fica no Museu da Escocia onde está tb a famosa Ovelha Dolly, o primeiro clone no mundo conhecido... eheh

Dolly

E como a passear o tempo voa, num instante chegamos a segunda feira dia de vir embora, mas ainda deu pa irmos a uma ilha perto de Edinburgo.
Na maré baixa podia-se atravessar porque havia um caminho em cimento.


Ao fundo, Edinburgo...

Parte Norte de Edinburgo.

E assim, acabou o fim de semana alargado e a cereja no topo do bolo foi a minha viagem de regresso. Qdo comprei o bilhete de comboio pedi o bilhete mais barato para aquela hora e qdo estava à espera do comboio reparei q tinha um lugar na carruagem de primeira classe, mas n liguei, pensei q era um engano e antes de dar barraca fui pa carruagem de segunda classe q n tinha lugar marcado. Qdo a pica chegou disse-me q tinha mm um bilhete de primeira classe e q podia mudar-me se quisesse... eheh e lá fui eu todo contente e feliz po sossego, tranquilidade e comodidade da primeira classe.

The End.

Beijos e abraços e até jááááááááááááááááá...

P

8 comentários:

Nelson Peralta disse...

Não posso crer!
Essas fotos não são de Edimburgo, cidade fantástica!
Onde está a policia, os seus escudos, os seus cavalos, as suas camaras de filmar, helicopteros, carrinhas, grades, barricadas, sirenes...?

Anónimo disse...

Bem puto, grande passeata essa!!... Para principiantes e logo subirem o Ben Nevis lado a lado com os escaladores é de gente GRANDE!! eh eh...Foram uns verdadeiros HighLanders!!
Belos "Places" esses por onde trilhaste! :) dá para encher a alma, e sentirmos quanto a natureza nos pode surpreender e maravilhar!!

Uma dúvida: e que tal meter as mudanças com a mão esquerda?! Deve ser um desatino, ou havia algum canhoto no grupo?!!

Abraços saudosos

disse...

Oh que inveja... nao que as minhas fotos do sul de Espanha estejam piores... ou que a companhia nao tenha sido igualmente agradavel! mas que bom teria sido passar esses dias na vossa companhia!
besos

Rockabilly disse...

É de mim ou estás um autêntico Hulk Hogan?!Isso é que a natação,escalada e bailes da paróquia lá do sítio andam a dar resultado... :)
PS:Continuas com uma fotogenia que nem te digo nada...

Anónimo disse...

Ah pois e!!!

Foi lindo...

Paisagens espetaculares, tanto nas montanhas como na cidade!! Mas a Natureza e sempre A Natureza! sitios lindissimos (se bem que alguns a uma altura um cadito elevada demais...)

a descricao da viagem esta excelente.. Parabens!! posso fazer copy paste???
So nao percebi a parte de que o pessoal ia com medo qd conduzias... quem???:-P
Qt ao ressonar na pousada SO TE FAZ E BEM!!! Para veres o que os outros sofrem ao pe de ti!!!!

E enquanto que uns tem mta sorte e tem viagem em 1 classe outros (eu!) passam de uma viagem de 6h para uma de 10h e com mais 3 mudancas entre autocarros e comboios.. NAO E JUSTO!!!

Mas pronto esta bem.. valeu bem a pena!

ja sabes (se eu voltar...) Menai Bridge (Bangor, Wales)esta a disposicao para uma aventura!!!

Beijinhos

Raquel

Anónimo disse...

meu nome é josi e achei as fotos lindas, indescritiveis; que ainda não ter condições finaceiras
visitar a escocia pois para mim é um sonho.josyemarcelo@hotmail.com

André disse...

oi, será que poderias dar uns conselhos em como viajar para a escócia e para onde a preços baratos com voo+estadia? tou a pensar em ir lá em outubro mas já ando cansado de procurar, encontrei na edreams optimas ofertas, mas será seguro?

aenemus13@hotmail.com

Unknown disse...

ois!!! adorei as tuas fotos e descrições..
tb estou a pensar ir á escócia em Agosto, podes dar-me algumas dicas? Voos baratos, estadia, deslocações (principalmente como ir de edimburgo ou Glasgow para as Terras altas)...
Obrigado
Ofélia Barros

ofelia_barros@iol.pt